Últimas Notícias
Video Destaque
Post Destaque


20 de mar de 2013

Perfil do Personagen Apsu



Dados gerais
Classe: Divindade
Dados básicos
Gênero: Masculino
Dados de treinamento
Local: Não houve
Dados de anime 
Estreia: Episódio 48 *
Seiyuu*Tetsuo Tobita


Apsu é o deus responsável pela criação e dispersão do nocivo cosmo das Trevas no universo de Omega.


Apsu — também conhecido como Abzu, Absu ou Engur — é um dos deuses presentes na mitologia babilônica, cultuado como o deus responsável pelas águas frescas e pelos córregos subterrâneos. Seu nome significa "oceano profundo". Em outras culturas mesopotâmicas, como a suméria e a assíria, Abzu era o nome dado a aquíferos subterrâneos com importância sagrada em suas crenças religiosas. Aparte da Babilônia, não há indícios de outras regiões que cultuassem Apsu como uma divindade.
O motivo pelo qual Apsu foi escolhido para representar as Trevas em Omega é desconhecido, visto que a divindade não tem qualquer relação com o conceito ou nada relacionado a ele na mitologia.
Nos rascunhos originais de Omega, o papel que foi dado a Apsu pertencia na realidade a Lúcifer.
É provável que a mudança tenha sido feita tarde no desenvolvimento da série, visto que várias referências a conceitos cristãos, como Eden e Torre de Babel, permaneceram intactos. A verdadeira forma de Apsu também é reminiscente ao Rei dos Demônios em Saint Seiya, sobretudo pelo físico andrógino e as longas asas angélicas.
É possível notar que as ombreiras de Apsu representam cabeças de animais, um boi na direita, e um lobo na esquerda. Parecem simbolizar duas divindades perversas também presentes nas culturas mesopotâmicas, Moloch e Lamashtu:
Moloch era um deus pagão mencionado na Bíblia e adorado pelos fenícios e canaaneus. Esse deus, cuja forma era de um homem com cabeça de boi, ou de um boi gigantesco, se tornou famoso — ou infame, no caso — por seu culto incluir o sacrifício de crianças recém-nascidas para apaziguá-lo. A forma de sacrifício era o holocausto, ou seja, as oferendas eram cremadas em grandes fogueiras nos altares dedicados ao deus. Com o tempo, a crença em Moloch passou por mudanças e resultou no deus sendo convertido em um demônio, uma visão que é bastante difundida na cultura popular. Moloch é representado atualmente como um boi demoníaco associado ao fogo e um dos principais agentes de Satanás.
Lamashtu era um demônio feminino temido pelos acádios e sumérios. De aparência monstruosa, com a cabeça de uma leoa, orelhas de mula e patas de falcão, era por vezes representada como uma loba, pois seria esse o significado de seu nome. Sua reputação assustadora era devida a crença de que ela se alimentaria de recém-nascidos logo após o parto, ou raptaria crianças para serem devoradas em seus domínios. Para afasta-la, era necessário pregar na porta das casas um amuleto com a imagem de Pazuzu, que apesar de ser outro demônio temido, era tido como o arqui-inimigo de Lamashtu.
Assim como Marte que tem semelhanças com o vilão Golbez de Final Fantasy, Apsu tem semelhanças com Zeromus, que é o verdadeiro vilão de Final Fantasy IV.
Ainda em referencia a Final Fantasy, Apsu no corpo original tem semelhanças fisicamente falando com o vilão Kuja, de Final Fantasy IX. Um misto de Kuja de FFIX e Sephiroth de FFVII.


Perfil do Personagen Apsu, apsu de saint seiya omega, deus Apsu, personagen Apsu,